Apresentação

O bom cinema é sempre um precioso instrumento para reflexões e aprendizados políticos e culturais. E promover reflexões e aprendizados no ambiente universitário, não por acaso, é um dos principais compromissos do PET-Programa de Educação Tutorial implementado pela SESu/MEC.

Este Blog é uma produção do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, que foi criado e é operado pelos bolsistas do Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública da UFRJ. E, com alguns poucos filmes selecionados, se pretende estabelecer um espaço e um momento para o intercambio e a disseminação de experiências e informações sobre o universo petiano.

O egroup CINEMAPETIANO é um complemento deste Blog. Inscreva-se através do box ao lado.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Filósofo Slavoj Zizek fala sobre cinema na Globonews

3 comentários:

  1. Não sei até que ponto os exemplos que o filósofo dá podem ser extrapolados, mas os pontos de vista dele são válidos.

    Será que há realmente nexo causal entre as ideologias mundiais, as crenças e as atitudes e os filmes ou os vasos sanitários?

    Ou seja, será que o design dos vasos sanitários são da forma X ou Y devido ao sentimento comum da época?

    Ele parte do princípio que sim. Deixando isso de lado (o ser ou não ser), as comparações são realmente muito interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Sei não...pra mim ele falou várias "inconsistências", pensamento de filósofo...Zizek criticou Avatar, disse que nada mais é que o enaltecimento dos brancos, por que um cadeirante foi necessário para fazer a rebelião...acho que se trata de uma história de amor e superação, e do lado cruel da humanidade, por exemplo, fazemos com nós mesmos, por que não com os "ET's", pra mudar um pouco o velho hábito dos ET's tentando nos colonizar, do mesmo jeito que em Independence Day nós vencemos eles, eles nos venceram em Pandora, sabe, o Bem vence o Mal, e não acho que a Madre superiora mandou a Fronlay Maria Transar com o Chefe, ela apenas teve a visão de que ela não nasceu para ser freira e mandou que ela se dedica-se a fazer um homem bom feliz com seus filhos que precisavam muito de uma boa mão, novamente o amor vencendo as dificuldades, pode até ser que ele tenha razão, mas esse nível de mensagem subliminar é tão sutil que a maioria das pessoas não vê isso, e nem acho que tenho o que ser visto.
    E até onde eu vi, eu sou a lenda se trata de zumbis, não vampiros...e essa idéias da união do sul com o norte...discordo, no final ele faz o auto sacrifício por uma boa mulher e seu filho, pois lembra sua filha e sua esposa, mais uma vez o amor, é disso que se trata, na minha opinião.

    ResponderExcluir