Apresentação

O bom cinema é sempre um precioso instrumento para reflexões e aprendizados políticos e culturais. E promover reflexões e aprendizados no ambiente universitário, não por acaso, é um dos principais compromissos do PET-Programa de Educação Tutorial implementado pela SESu/MEC.

Este Blog é uma produção do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, que foi criado e é operado pelos bolsistas do Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública da UFRJ. E, com alguns poucos filmes selecionados, se pretende estabelecer um espaço e um momento para o intercambio e a disseminação de experiências e informações sobre o universo petiano.

O egroup CINEMAPETIANO é um complemento deste Blog. Inscreva-se através do box ao lado.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

LULA, O FILHO DO BRASIL

4 comentários:

  1. Sinopse
    1945, sertão de Pernambuco. Menos de um mês depois de seu marido, Aristides, partir para tentar a vida em São Paulo, com uma moça bem mais nova, Dona Lindú dá a luz ao seu sexto filho, Luiz Inácio da Silva, que logo
    ganha o apelido de “Lula”.
    “Lula, o filho do Brasil” é a saga de uma familia Silva igual à odisséia de tantas outras familias Silva deste Brasil.Um filme sobre uma mãe e um filho, um menino, um sobrevivente, um homem que tomou as rédeas da sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Lula, o filho do Brasil
    É um título bem pertinente, vemos no filme a trajetória de um menino, até se tornar um homem, por esse Brasil de desafios e dificuldades, dificuldades enfrentadas por uma imensidão de Brasileiros, fome, miséria, abandonado pelo pai, mas Lula teve um alicerce poderoso, sua mãe, o que nos remete mais uma vez a pensar na importância da base sólida da família, a família de Lula foi solidificada nos ombros dessa mulher forte, no estudo para aprender uma profissão digna.
    Lula quase foi derrotado pelas desilusões da vida, problemas que assolam os Brasileiros, o seu envolvimento com o sindicato, mesmo dando a impressão no filme de que não foi bem por seu espírito político, e sim por seguir os desejos de sua mãe, Lula mostrou ter vocação para tal, e foi trilhando seu caminho até ser o que é hoje, o ex-presidente da república com maior índice de aprovação do Brasil, mas como isso é possível? As elites criticam, dizem que as bolsas são desculpa para os pobres só terem mais filhos, e ficarem as abas do governo, é uma meia verdade, somente essas medidas não seriam suficientes, mas quem recebe bolsa família tem que ter o filho 90% presente na escola, não está ai o que tanto falamos, educação? É claro que o sistema não é perfeito, mas ele teve peito pra começar as mudanças sociais que o pais tanto precisa, por que “você” tem o direito de comer caviar e o mais carente não pode ganhar uns 30 reais por filho na escola para comer 1 ovo por refeição?
    O filme mostra a superação de uma família carente apoiada na fé, força e na persistência, mostra um "sonho" se tornando realidade, é um bom filme pra se refletir sobre quem somos, se somos justos, se nos empenhamos o bastante, se não nos acomodamos demais a luz das nossas facilidades, ou nos abatemos demais a luz das nossas dificuldades.

    ResponderExcluir
  3. Em Lula, o filho do Brasil, vemos como uma infância pobre pode se transformar em um futuro próspero. A mãe de Lula a pesar de pouco instruída mostra-se uma mulher de grande sabedoria ao participar ativamente da vida dos filhos encaminhando suas vidas para a educação escolar e principalmente dando em casa a educação que cabe aos pais.
    A crença presente em dona Lindu, de que a educação tem o poder de transformar a vida de um individuo, deveria estar presente em todas as pessoas. Com a educação é de fato possível não só melhorar a vida do indivíduo como também de sua família e até mesmo de sua comunidade, além de transformar pensamentos, instigar sonhos, mostrar outras realidades.
    Muitos jovens atualmente que vivem em meio à criminalidade poderiam ter agora uma vida diferente com o simples incentivo de “ser alguém na vida”. Que as mães do Brasil se espelhem na simples dona Lindu.

    ResponderExcluir
  4. Ainda existem pessoas que acreditam que uma infância pobre, com muitas adversidades seja pré-requisito para uma vida na criminalidade. Este filme é um exemplo clássico de que este pensamento vem por queda.

    É muito bacana perceber que o desejo de melhorias de vida através da educação não se faz presente somente nas famílias ditas classe média. Dona Lindu, mesmo que muito simples acreditava nisso. E de fato as melhorias foram alcançadas em diferentes setores. Através da educação, mesmo diante das limitações financeiras, um HOMEM é capaz de se tornar um líder sindical, e chegar a presidência de uma nação grande como o Brasil.

    ResponderExcluir