Apresentação

O bom cinema é sempre um precioso instrumento para reflexões e aprendizados políticos e culturais. E promover reflexões e aprendizados no ambiente universitário, não por acaso, é um dos principais compromissos do PET-Programa de Educação Tutorial implementado pela SESu/MEC.

Este Blog é uma produção do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, que foi criado e é operado pelos bolsistas do Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública da UFRJ. E, com alguns poucos filmes selecionados, se pretende estabelecer um espaço e um momento para o intercambio e a disseminação de experiências e informações sobre o universo petiano.

O egroup CINEMAPETIANO é um complemento deste Blog. Inscreva-se através do box ao lado.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O DIA DA SAIA

3 comentários:

  1. Sinopse
    Um drama sobre uma professora, Sonia Bergerac (Isabelle Adjani), vítima de descontrole emocional causado pelo stress incutido pela indisciplina dos seus alunos. Um dia descobre na sala de aula uma arma a sair de uma mochila, toma-a e à falta de melhor solução faz uso da mesma para controlar os alunos e tentar dar a matéria.

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi: “Fulano é professor? Ah, coitado!” e “Não vai querer ser professora, hein!”. Esta última de alguém dessa profissão. Apesar disso, em casa tenho o exemplo de alguém que não tem necessidade de dar aulas e faz porque não vive sem, mesmo sendo diariamente insultada e ameaçada por alunos de cinco anos de idade já que “meu pai é bandido, você sabia?”. Já começa mal porque na família o exemplo é péssimo e acredito ser a casa a origem de todos os problemas. Mas o que fazer? O filme mostra uma opção extrema e as reações também exageradas, porém a realidade para quem conhece e uma perspectiva assustadora para todos.E a pergunta continua..

    ResponderExcluir
  3. Confrontada com um episódio inusitado, uma mulher desesperada, massacrada dia a dia pela luta para cumprir a tarefa que à cabe pela sua profissão, simplesmente dar aulas, mas como é possível fazer isso com o "nível" dos alunos de hoje! Das crianças em geral, É deplorável a situação que nos encontramos, a arma virou seu instrumento de poder, para poder ser ouvida, o que era tudo que queria, a loucura está a nossa porta todos os dias, o que impede um professor acuado de tomar tal medida? Apenas a tênue linha dos seus próprios princípios...
    Certo dia fui visitar meus antigos professores, faz uns 3 anos, e havia uns 4 que tinha acabado a 8ª Série, hoje nono ciclo, quando bati na porta da sala de um querido professor de Geografia, pensei estar entrando em um campo de guerra, tal eram os níveis dos palavrões, objetos voando, tagarelices, então falei ao Seu Luiz,-Nossa! Isso aqui está pior que na minha época. Então com um olhar pesado, ele me respondeu: - É minha filha, e a tendência é piorar...não sei mais o que fazer com esses meninos...

    O que fazer com esses meninos?O que fazer...

    ResponderExcluir