Apresentação

O bom cinema é sempre um precioso instrumento para reflexões e aprendizados políticos e culturais. E promover reflexões e aprendizados no ambiente universitário, não por acaso, é um dos principais compromissos do PET-Programa de Educação Tutorial implementado pela SESu/MEC.

Este Blog é uma produção do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, que foi criado e é operado pelos bolsistas do Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública da UFRJ. E, com alguns poucos filmes selecionados, se pretende estabelecer um espaço e um momento para o intercambio e a disseminação de experiências e informações sobre o universo petiano.

O egroup CINEMAPETIANO é um complemento deste Blog. Inscreva-se através do box ao lado.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

BLOW UP

2 comentários:

  1. Sinopse
    O fotógrafo profissional Thomas não viu nada - e viu tudo. Ampliações de fotos que ele tirou secretamente de um casal no parque revelam um assassinato em progresso. Revelam mesmo? Ganhador dos prêmios de Melhor Filme e Diretor em 1966 pela National Society of Film Critics, Depois Daquele Beijo de Michelangelo Antonioni é um influente e estiloso estudo sobre a paranóia e a desorientação. É também uma cápsula do tempo para Londres, mostrando o que era moda na época, como o amor livre, as festas intermináveis, a música (Herbie Hancock escreveu a trilha e The Yardbirds tocam em um clube) e os ritmos. David Hemmings interpreta o fotógrafo cansado estimulado pelo mistério de suas fotografias. Vanessa Redgrave é a mulher evasiva mostrada nas fotos. Mas cabe a você resolver o que há de verdade naquilo que você vê, naquilo que você não vê e aquilo que só a câmera consegue enxergar.

    ResponderExcluir
  2. Podemos acompanhar a evolução do personagem pela trama do filme, seu individualismo e sua futilidade, por diversas cenas da rotina do fotógrafo, conhecemos sua personalidade. Um homem apaixonado pelo seu trabalho, que derrepente se depara com provas de um possível assassinato, as sucessivas ampliações que ele faz nas fotografias mostram um possível corpo e um possível homem segurando um revolver, sem contar a sua casa ser revirada em busca dos negativos, e o próprio corpo no parque, o espectador acredita junto com ele que o assassinato realmente ocorreu.

    Mesmo diante destas evidências ele não chamou a polícia, preferiu voltar à cena do crime para obter mais fotos, quando vê que o corpo não está mais no local, fica então desnorteado e segue caminhando pelo parque, quando mímicos jogam uma partida de tênis com bola e raquete invisível, sendo muito curioso o fato do fotógrafo, já no final do filme, ter tido sua personalidade tão afetada ou moldada pelo incidente que é capaz de “ver e ouvir” a bola de tênis.

    Uma das mensagens do filme é esta própria mudança de atitude do protagonista, sempre cercado de prazeres e luxúria só descobre seu lado humano quando percebe a vida através da morte daquele homem desconhecido que ele capturou em sua fotografia, ficando sensível ao ponto de interagir com os mímicos, que no início da trama ele não fez mais que pegar uma nota para se livrar deles o mais rápido possível.

    ResponderExcluir