Apresentação

O bom cinema é sempre um precioso instrumento para reflexões e aprendizados políticos e culturais. E promover reflexões e aprendizados no ambiente universitário, não por acaso, é um dos principais compromissos do PET-Programa de Educação Tutorial implementado pela SESu/MEC.

Este Blog é uma produção do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, que foi criado e é operado pelos bolsistas do Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública da UFRJ. E, com alguns poucos filmes selecionados, se pretende estabelecer um espaço e um momento para o intercambio e a disseminação de experiências e informações sobre o universo petiano.

O egroup CINEMAPETIANO é um complemento deste Blog. Inscreva-se através do box ao lado.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A MORTE DO SENHOR LAZARESCU


2 comentários:

  1. Sinopse:
    O Sr. Lazarescu, um homem de 63 anos que vive sozinho, sente-se mal e chama uma ambulância. O médico que o atende decide levá-lo para o hospital, mas uma vez lá, decidem mudá-lo para outro hospital e assim sucessivamente... No decurso da noite, ninguém é capaz de arranjar um hospital para o Sr.Lazarescu e a sua saúde começa a deteriorar-se rapidamente.

    ResponderExcluir
  2. Um filme sobre a verdade e o descaso, se ninguém me disse-se que não, eu acreditaria que se tratava de um filme sobre o sistema de saúde pública Brasileiro, principalmente por que se trata da assistência terciária a saúde, a semelhança vem desde a demora na chegada da ambulância à soberba dos profissionais de saúde, é de aliviar que pelo menos ainda existem os bons e bondosos profissionais, como no caso da paramédica que atendeu o Sr. Lazarescu e o acompanhou na maior parte de sua saga.

    A falta de leitos nos hospitais, a sobrecarga de trabalho, as diferentes opiniões entre os profissionais, a falta de equipamentos de diagnóstico, ou em suma, as condições de trabalho longe de serem as ideais são quem assinam a sentença de morte dos pacientes. Apesar de não mostrarem, penso que pela demora em conseguir a tão necessitada cirurgia o Sr. Lazarescu não sobreviveu, e isto é exatamente o que acontece aqui no Brasil, fora os que morem antes de chegarem à mesa de cirurgia.

    A maioria das pessoas dependem do SAMU, do SUS e das emergências públicas Brasil a fora, até porque os planos de saúde acessíveis dificilmente cobrem procedimentos mais delicados, está situação não é só aqui, como mostra este filme, e muitos outros, aconselho a assistirem o filme “Sicko”, que também está listado aqui no blog, ele trata do mesmo tema porém o cenário é os EUA de um ângulo surpreendente.

    É de grande pesar essa situação, sei muito bem qual a ferida no nosso sistema público de saúde, a pergunta é... Como superar as barreiras, principalmente as políticas, para fazer um Brasil que funcione?
    Acredito que devamos começar por nós mesmos, dêem sempre o melhor de si, darei sempre o melhor de mim, vamos tentar.

    ResponderExcluir