Apresentação

O bom cinema é sempre um precioso instrumento para reflexões e aprendizados políticos e culturais. E promover reflexões e aprendizados no ambiente universitário, não por acaso, é um dos principais compromissos do PET-Programa de Educação Tutorial implementado pela SESu/MEC.

Este Blog é uma produção do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, que foi criado e é operado pelos bolsistas do Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública da UFRJ. E, com alguns poucos filmes selecionados, se pretende estabelecer um espaço e um momento para o intercambio e a disseminação de experiências e informações sobre o universo petiano.

O egroup CINEMAPETIANO é um complemento deste Blog. Inscreva-se através do box ao lado.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

SEM NOTÍCIAS DE DEUS


3 comentários:

  1. Sinopse:
    O céu está vazio, o inferno está cheio. Cada alma é disputada com unhas e dentes pelos dois espectros. Quando parece que uma contusão no cérebro vai encerrar a vida do boxeador mexicano Manny (Demián Bichir), duas agentes sobrenaturais são enviadas para tentar conquistar sua alma: uma é um anjo de um céu que se parece exatamente com o melhor de Paris e onde todos falam francês. A outra é uma garçonete do inferno, enviada para seduzi-lo a passar o resto da eternidade numa prisão pintada de vermelho, onde todos falam inglês.

    ResponderExcluir
  2. O céu é muito luxuoso, fala francês, porém falido. O inferno é uma prisão superlotada que fala inglês, mas está em crise: A igualdade no tratamento de políticos e executivos poderosos americanos e de africanos, por exemplo, está incomodando seus funcionários que planejam trair o chefe. Os anjos do céu e do inferno são primos e no meio da disputa por uma alma são exigidos sacrifícios, o anjo do céu fica um pouco mau e o do inferno um pouco bom. Ou eu não entendi muito bem ou o filme é um clichê e sem vergonha de ser, pois faz referências a outras histórias. Não dá para ter uma idéia muito boa de uma coisa que parece que já vi tantas vezes antes. Acho que o mais estranho é quase pensar que no céu todos parecem esnobes demais e no inferno, apesar da sujeira, existe alguém justo no comando.

    ResponderExcluir
  3. No céu os anjos se reúnem para tentar resolver uma crise, fica evidente já de início que Deus está ausente (talvez uma crítica ao pensamento de muitos na atualidade, talvez uma simples citação), e cada vez menos almas são aceitas no céu, já no inferno não faltam almas, e existe uma estrutura de níveis em que você pode ser promovido para “sofrer” menos. O inquisidor do inferno é descrito como alguém de humor sarcástico, que condena os ricos a pobreza e os famosos ao anonimato, que não faz distinção entre ricos e pobres e todos terão que cumprir suas penas, ao mesmo tempo fica claro que no céu (retratado em preto e branco) reina o luxo e os bons e velhos costumes, realmente um filme contraditório se pararmos pra pensar que o inferno não é tão injusto quanto estamos acostumados a pensar.

    A trama do filme se baseia na tentativa do céu em de salvar uma alma da danação eterna, para que no “balanço final” do ano o céu fique com saldo positivo e assim saia da crise, mas o inferno também manda um soldado para se garantir do contrário. Dois anjos, uma do inferno e outra do céu são então inseridas na vida de um boxeador, e o filme toma forma.

    Apesar de o filme ter certa apelação religiosa, podemos ver além sem ter que falar sobre crenças, pensando apenas na natureza humana e nas escolhas por ela feita, que um fato mal pensado pode trazer uma vida de mágoa e arrependimento, porém às vezes simples ações poderiam redimir o que foi feito, não com o intuito da salvação eterna, e sim apenas tentando levar uma vida melhor.

    Uma velha frase vai bem: Ninguém é totalmente bom, ou totalmente ruim.
    Yin Yang.

    ResponderExcluir