Apresentação

O bom cinema é sempre um precioso instrumento para reflexões e aprendizados políticos e culturais. E promover reflexões e aprendizados no ambiente universitário, não por acaso, é um dos principais compromissos do PET-Programa de Educação Tutorial implementado pela SESu/MEC.

Este Blog é uma produção do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, que foi criado e é operado pelos bolsistas do Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública da UFRJ. E, com alguns poucos filmes selecionados, se pretende estabelecer um espaço e um momento para o intercambio e a disseminação de experiências e informações sobre o universo petiano.

O egroup CINEMAPETIANO é um complemento deste Blog. Inscreva-se através do box ao lado.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

SYRIANA


2 comentários:

  1. Sinopse:
    Syriana é um thriller político que estreou nos cinemas brasileiros em fevereiro de 2006 e já se encontra disponível em dvd. O título Syriana não é muito bem explicado na fita, mas ao que tudo indica refere-se ao termo pelo qual é conhecida, nas comunidades de informação e comando mundial do negócio de petróleo, a nova partilha política realizada pelos ganhadores da guerra nos territórios e populações situados sobre os lençóis de petróleo do Oriente Médio, logo após o término da 2ª Guerra Mundial. A palavra syriana voltou ser utilizada após a Guerra do Golfo e novamente após a derrubada do governo de Saddam Hussein no Iraque, na chamada Guerra do Iraque, para se referir a disputa entre as grandes corporações dos EUA e aliados pelo direito de reconstruir as cidades destruídas pelas guerras e, claro, quem ficará responsável pelos lençóis de petróleo. O filme é um estudo um tanto confuso sobre a corrupção na área de produção petrolífera.

    Pax Syriana (Lat.) é um termo utilizado nos estudos das relações internacionais no Oriente Médio, geralmente com relação aos esforços da Síria para influenciar seus vizinhos, particularmente o Líbano. A idéia por trás da Pax Syriana é que a Síria, através de diplomacia e força militar, poderia assegurar a paz no Líbano. O termo é baseado na Pax Romana e na Pax Britannica.

    ResponderExcluir
  2. Um filme forte, sobre um assunto em pauta na atualidade, sobre o petróleo, este recurso natural que move nosso mundo, no filme várias pessoas em diferentes quadros tentam mostrar o grau de influência que este recurso tem na vida das pessoas, principalmente do povo do oriente médio, que as grandes guerras e atentados daquela região tem um motivo maior do que o fanatismo religioso, existindo um ideal, o ideal de proteger um recurso que poderia melhorar a vida do povo, mas ao invés disso é explorado pelas grandes potências que necessitam dele para continuar a mover suas máquinas e indústrias.

    O final do filme não poderia ser diferente, já que é um filme sobre os fatos, a traição e a corrupção esmagando os ideais de igualdade em todos os segmentos da humanidade, e no final, como era de se esperar, vence o Emir mais novo, pois foi ele quem apoiou os EUA, e o Emir mais velho que queria melhor condição de vida para o povo, mas para isto deveria se opor à política exploratória de recurso dos EUA, mas certamente isso não seria permitido... E ele foi eliminado, e está é a realidade.

    O filme é muito bom, com ótimos atores como o George Clooney, e trata de um assunto de interesse universal.
    Vale à pena assistir.

    ResponderExcluir