Apresentação

O bom cinema é sempre um precioso instrumento para reflexões e aprendizados políticos e culturais. E promover reflexões e aprendizados no ambiente universitário, não por acaso, é um dos principais compromissos do PET-Programa de Educação Tutorial implementado pela SESu/MEC.

Este Blog é uma produção do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, que foi criado e é operado pelos bolsistas do Grupo PET-Farmácia/Saúde Pública da UFRJ. E, com alguns poucos filmes selecionados, se pretende estabelecer um espaço e um momento para o intercambio e a disseminação de experiências e informações sobre o universo petiano.

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segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

OLEANNA


2 comentários:

  1. Sinopse:
    O mais aclamado roteirista e diretor contemporâneo da América David Mamet, nos apresenta um de seus mais explosivos trabalhos. Dirigindo um roteiro de sua própria criação, Mamet retrata um dos mais comentados, mais explosivos trabalhos. Dirigindo um roteiro de sua própria criação, Mamet retrata um dos mais comentados, controvertidos e debatidos assuntos da atualidade, o assédio sexual. O caso ocorre com um professor universitário de meia idade que é acusado de assediar uma de suas alunas. Carol (Debra Eisentadt) uma jovem estudante, descontente com suas notas, vai até o escritório do professor John (William H. Macy) reclamar que não entende o que ele ensina. Apesar de estar com muita pressa, ele lhe oferece ajuda fora das horas de aula e lhe diz que poderá melhorar suas notas, se ela puder passar ?algum tempo? com ele. Será que o professor realmente violou os direitos pessoais de sua aluna. O será que Carol o selecionou como alvo de algum tipo de cruzada política.

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  2. O filme é 90% diálogo entre os dois protagonistas, um diálogo dinâmico e bastante atrativo, ele discute o assédio sexual no relacionamento professor aluno. Em uma universidade uma aluna que tirou nota baixa questiona o porquê da nota com seu professor, os aspectos estudados no filme são muitos, o abuso de poder, a falta de capacidade de compreensão, a comunicação interrompida, as diferenças de pensamento entre professor e aluno.

    A busca pela aprovação vira uma conversa sobre vida, sobre o pensamento pessoal do professor sobre o ensino, a meu ver talvez professor esteja certo, quando diz que a universidade virou modismo, porém a necessidade de ter uma profissão para conseguir melhor condição de vida, ou manter o padrão pré-existente é um motivo válido, citado até mesmo por ele, acredito que esta seja a motivação principal da maioria dos alunos, e quando a aluna percebe que o professor começou a pensar na educação como mera moda, ela fica indignada, juntando com sua raiva pela nota ruim, ela toma então as decisões que tomou.

    Sobre a acusação de estupro, desde o começo do filme percebi que este seria um problema do professor mais adiante, não por achar que ele agiu de forma sexualmente abusiva, mas por ver o caráter da personagem, a sua dificuldade de compreensão e sua fragilidade.

    As dimensões que o problema toma são partes da natureza humana, o descontrole emocional causado por um grande estresse, um homem que foi retirado de sua posição de mandante e teve de ouvir sua aluna lhe dando lições de moral, e fez o que fez.

    Coloquei-me na posição da aluna, refleti e acredito que não seria capaz de chegar tão longe, pois não creio que o professor tenha passado dos limites, sendo ele professor ele tem o direito de dar uma nota baixa. Mas ao mesmo tempo admiro a atitude dela de lutar pelo que achava certo, e fico pensando que se ele a aprovasse e pronto nada disso teria acontecido, mas se ele fizesse isso a meu ver não estaria agindo corretamente.

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